Morro do Corcovado – veja a beleza deste lugar

Você já ouviu falar do Morro do Corcovado? É nesse morro que está localizada a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Descubra nesse texto mais detalhes sobre esse local. Leia!  

MORRO DO CORCOVADO

O famoso Morro do Corcovado é um dos locais mais conhecidos no Brasil. Com 710 metros de altura, o morro do Corcovado está dentro do Parque Nacional da Tijuca. Está localizado na Zona Oeste do centro da cidade.  

O MORRO E O CRISTO

Neste local está localizado o Cristo Redentor, estátua que possui 38 metros de altura e pode ser observada de vários pontos da cidade. Sem dúvida é a atração turística mais visitada do Rio de Janeiro e símbolo do país. O Cristo Redentor é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, numa votação em julho de 2007!  

Ao visitar o Cristo Redentor você terá uma vista privilegiada da cidade. Do topo do morro do Corcovado, ao visitar o Cristo Redentor é possível avistar a Baixada Fluminense, a Baía de Guanabara e até a Região Serrana do Rio de Janeiro.  

CURIOSIDADE

O primeiro nome dado pelos portugueses ao morro no século XVI, foi “Pináculo da Tentação”. Era uma alusão à passagem da Bíblia da “Tentação Final de Cristo”, onde o diabo levou Jesus a um lugar “muito alto”. A passagem também diz que o Apóstolo Mateus, explica o local como um local muito alto, e que de lá é possível avistar “todos os reinos do mundo” 

No século seguinte, foi observado o formato curvo do morro e o morro recebeu o nome de Corcovado. Esse nome lembra uma corcova ou corcunda. Em latim, a palavra CORCUVARE, onde COM é “junto” e CURVARE é “dobra, curva”. Ou seja, corcovado é aquele que tem corcova. O nome ficou popularizado e até os dias de hoje e o famoso morro é chamado de Corcovado.  

Saiba aqui as Curiosidades sobre o Cristo Redentor 

O CORCOVADO NAS ARTES

O morro do Corcovado já foi fonte de inspiração para vários trabalhos em obras literárias, no cinema e artes em geral. Na música, uma das canções de Tom Jobim, se chama Corcovado e faz referência ao morro. Leia um trecho:  

“Muita calma pra pensar 
E ter tempo pra sonhar 
Da janela vê-se o Corcovado 
O Redentor, que lindo”  

Lindo, não é? 🙂

COMO ACESSAR?

Para alcançar o pico do Morro do Corcovado e a estátua do Cristo Redentor é possível através de uma via de acesso inaugurada em 1930. Há também a opção de acessar a atração com o Trem do Corcovado, um trem elétrico.

A estrada de ferro do Corcovado foi inaugurada pelo Dom Pedro II em 1884 com tração à vapor. Esta é a menor ferrovia do mundo, com apenas 3.824 metros de extensão. Os trens passaram a ter tração elétrica em 1912.  

Veja aqui Como chegar no Cristo Redentor 

OUTROS DETALHES

Você deve imaginar que o Cristo Redentor é o ponto turístico mais visitado da cidade, certo? Sim. O Cristo Redentor atrai mais de 1 milhão de turistas, entre brasileiros e estrangeiros. A estátua só foi inaugurada em outubro de 1931.  

Você já visitou o Cristo Redentor? Não perca essa oportunidade. De cima do morro você verá muitos bairros da zona sul como as praias de Copacabana e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Botafogo e Aterro do Flamengo, além do Maracanã e o Morro do Pão de Açúcar.  

DICA

Dê preferência a visitar o morro do Corcovado e o Cristo Redentor em dias ensolarados, já que a presença de nuvens vai impedir que você desfrute as vistas da atração.  

coisas-para-fazer-no-rio-de-janeiro-cristo

VISITANTES FAMOSOS

Muitas personalidades já visitaram o morro do Corcovado. Foram eles: Michael Jackson, Albert Einstein, a Princesa Diana e até o Barack Obama. Você também precisa ir lá, combinado? HAHA.  

ATIVIDADE ESPORTIVA

Se você gosta de atividades esportivas em meio a natureza, o morro do Corcovado te oferece isso também. Você pode realizar escaladas em rocha e trilhas que dão acesso ao Cristo Redentor. Muito interessante, não é?  

Obtenha mais informações sobre essas atividades aqui no texto sobre a Floresta da Tijuca 

Como você pode observar, tudo no Rio de Janeiro tem seus encantos. Não deixe de aproveitar ao máximo sua visita a cidade maravilhosa!