O Rio de Janeiro não para de encantar turistas! Aqui tem opções de passeios para todos os gostos: atrações aos fãs de natureza, muita cultura e história, praias, roda-gigante, aquário… E por aí vai! São tantas opções de passeios que fica até difícil decidir qual fazer ou por onde começar. Neste post daremos todas as dicas de passeio do Rio de Janeiro para você aproveitar ao máximo suas férias na cidade maravilhosa.
1) Comece sempre por um free walking tour
Não há maneira melhor de começar suas férias do que participando de um free walking tour. Primeiramente porque você vai pegar todas as dicas necessárias para você aproveitar o máximo a cidade em que está passeando. Segundo porque tudo vai fazer muito mais sentido depois que você entender um pouco da história da cidade. Terceiro porque o Rio de Janeiro é uma das cidades mais ricas do Brasil quando se fala em cultura e história. Quarto porque é um passeio para todos os bolsos… Poderíamos enumerar diversos motivos!
Mas talvez você não conheça esse modelo de turismo relativamente novo aqui no Brasil. O free walking tour (passeio a pé livre) é, como o próprio nome diz, um passeio a pé pelos principais pontos históricos da cidade. Nele contamos a história de uma maneira leve, descontraída e divertida. Compartilhamos nossa paixão pelo Rio e esperamos que você também saia apaixonado. Fazemos tudo com tanto carinho que decidimos não cobrar um preço fixo pelo passeio. Ao final, se você gostar você contribui com o quanto quiser.
Para saber mais desse passeio maravilhoso dê uma olhada na nossa página sobre o free walking tour do Centro e da Lapa
2) Olhe a previsão do tempo e seja flexível com os seus passeios
A maioria das grandes atrações do Rio (Cristo, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Parque Lage e as praias) não são legais de fazer com chuva. Por isso um cronograma flexível vai te ajudar a estar no lugar certo e na hora certa.
Existem inúmeros programas legais pra fazer no Rio com chuva, como o próprio free walking tour, o museu do amanhã, o Theatro municipal… Saiba mais em o que fazer no Rio de Janeiro com chuva
3) Por incrível que pareça, a maioria dos turistas prefere o Pão de Açúcar ao Cristo Redentor
Se você precisa economizar e decidiu que vai fazer só uma das duas grandes atrações do Rio de Janeiro, escolha o Pão de Açúcar. Durante anos fazendo o free walking tour eu perguntava aos turistas qual atração eles preferiam e grande maioria das respostas é que eles preferiam o Pão de Açúcar.
Geralmente, os que tinham preferência pelo Cristo tinham um motivo especial como o sonho muito grande de conhecer ou o fato de ter tido a sorte de assistir uma missa lá em cima. Então claro, se você tem o grande sonho de conhecer o Cristo Redentor, siga o seu coração!
4) Compre o Rio Card (e não o cartão do metrô)
O Rio Card é um cartão pré pago que é válido em todos os meios de transporte que você usará no Rio de Janeiro (VLT, ônibus, metrô). Ele vai facilitar muito sua locomoção entre passeios e você não vai precisar comprar um bilhete novo tempo todo. No VLT, apenas o Rio Card é aceito. O custo do cartão é de apenas R$3,00
PS: Não confunda Rio Card com o cartão do metrô, que é válido apenas no metrô.
5) Visite as novas atrações
A Zona Portuária do Rio de Janeiro foi completamente modificada para receber os jogos Olímpicos e novas atrações surgiram na região. O famoso Museu do Amanhã (meu museu preferido do Rio pois passa uma mensagem linda), a Rio Star, a maior roda gigante da América Latina e o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul.
Para ir de uma atração a outra, a recomendação é caminhar para admirar os belos grafites do caminho, inclusive o maior grafite do mundo feito por uma só pessoa: o Mural Etnias do Cobra. A região foi única do Brasil a ser eleita como uma das mais descolas do mundo, de acordo com uma pesquisa britânica.
6) Compre seus ingressos do Museu do Amanhã online
Se você não quer ficar horas na fila do Museu do Amanhã, compre o seu ingresso online. A fila dos que compraram ingresso online tem preferência de entrada e é muito mais rápida. O valor do ingresso é R$30,00
7) Escolha os melhores horários para visitar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar
Ir ao Cristo ou ao Pão de Açúcar no horário certo vai mudar completamente sua experiência nessas atrações! Escolha o Cristo no primeiro horário: às 8h da manhã! Eu sei que é cedo e que quando a gente tá de férias a gente quer dormir até mais tarde, mas garanto que você não vai se arrepender. A atração costuma ficar muito lotada e é impossível curtir o momento e tirar boas fotos. Acordar cedo é a única maneira de mudar esse cenário.
Já o Pão de Açúcar é legal de fazer no final da tarde. Com certeza esse será um dos pores de sol mais bonitos que você já viu na sua vida. Garanta que você estará no morro Pão de Açúcar e não no morro da Urca.
8) Saiba os pós e os contras de visitar as atrações com uma agência
O jeito mais fácil de ir ao Cristo e ao Pão de Açúcar é um passeio com uma Agencia . Dependendo de onde você está hospedado eles podem até te buscar no hotel, hostel ou airbnb. Eu gosto muito da opção da agência por permitir que o tempo seja melhor aproveitado além de não existir preocupação com a preparação do seu dia. Também, é uma maneira mais segura, já que você estará andando com experts que sabem onde ir.
However if you want to run away of the crowded places, have your own time at the attractions and do not mind on going to the places on your own, go by yourself instead of contracting a tour agency.
9) Rio is full of Free attractions!
Enjoy everything free that the city has to offer: Lage park, CCBB, beaches, Rodrigo de Freitas Lagoon, Catacumba park, numerous treks… The list is huge! Have a look on Free Attractions in Rio de Janeiro
10) Trilha do Morro da Urca
O famoso bondinho do Pão de Açúcar para em dois morros. O primeiro é chamado de Morro da Urca e o segundo é o Pão de Açúcar em si. O primeiro morro (da Urca), é acessível por uma trilha de nível fácil
Recomendo para quem gosta dessas aventuras ou quer economizar. Depois de chegar no Morro da Urca por meio da trilha, você tem a opção de comprar o ingresso para subir para o Morro do Pão de Açúcar de bondinho ou voltar para a Praia Vermelha, ponto de partida do bondinho.