O que fazer em Paraty? Todos os dias os turistas nos pedem dicas do que há de melhor para fazer em nossos passeios! Para nós, que somos apaixonados pela cidade e contamos sua história com tanto amor, fica difícil escolher. Se você não tem muito tempo na cidade, não deixe de conhecer um pouco da história por trás dessas lindas casas coloniais! Você tirou pelo menos uma semana para relaxar em Paraty? Ótimo, não lhe faltarão opções do que fazer e lugares diferentes para visitar!
Claro que você pode caminhar pelo Centro Histórico em apenas 1 hora, porém há tanta natureza pela cidade que com certeza, depois de ler um pouco mais sobre ela, você vai querer prolongar sua estadia. Não é à toa que, apesar de pequena, Paraty é a sétima cidade do Brasil em número de turistas.
Confira abaixo as opções históricas e culturais, praias, passeios de barco, cachoeiras e restaurantes imperdíveis (Paraty também é referência gastronômica) para você aproveitar ao máximo o que Paraty tem a oferecer!
A menos que você venha aqui exclusivamente para curtir as praias ou não se interesse muito pelas construções coloniais que são o cartão postal da cidade, VOCÊ PRECISA VIR PARA ESTE TOUR. Paraty é chamada por alguns de “Bela Adormecida”¸ porque a cidade fica AINDA MAIS charmosa e interessante depois de descobrir um pouco da história e dos símbolos escondidos atrás dos prédios.
Com o Paraty Free Walking tour você conhecerá a história de uma forma divertida, interativa e descontraída com pessoas apaixonadas pelo seu trabalho e ainda dará as melhores dicas para você curtir Paraty. O melhor do passeio? O valor que! Fazemos o nosso melhor e com muito amor e no final, se você gostar, você decide quanto custa! Sem mínimo ou máximo! Não é necessária reserva! Basta comparecer às 10h30 ou às 17h. reunião e procure nossa equipe de camisetas vermelhas. O passeio dura aproximadamente 2 horas. Mais informações no link abaixo:
Muito provavelmente, como você está planejando viajar pelo Brasil, já ouviu falar sobre isso. Algumas pessoas consideram-no um desporto, outros uma arte marcial, mas os estrangeiros geralmente acreditam que se trata de uma dança.
A verdade é que a Capoeira é uma expressão muito complexa que reúne tudo isso através da cultura brasileira como símbolo de resistência, liberdade e comunidade
Em Paraty, você poderá vivenciar esta oficina de Capoeira que o levará ao mesmo lugar onde os escravizados praticavam esse tipo de expressão onde você se divertirá enquanto aprende sua história, reações básicas, movimentos, música, como cantar em português e de modo geral, como hoje a principal expressão cultural afro-brasileira é reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO.
A Oficina de Capoeira acontece todos os sábados às 15h e você pode conferir detalhes sobre preços e como agendar clicando no link abaixo:
Quando Paraty foi construída, ocorreram muitas invasões piratas no Brasil. Para evitar invasões e roubos de ouro, a vila de Paraty foi construída estrategicamente no final de uma baía, dificultando o acesso para garantir a proteção da cidade. Na entrada da baía foi construído o Forte Defensor do Perpétuo para vigiar todos os navios que ali chegavam.
O forte ainda está de pé, mas nosso trabalho é sermos honestos com todos vocês. NÃO ESPERE QUE O FORTE SEJA UMA ESTRUTURA GIGANTE. É uma pequena construção isolada, muito parecida com as casas coloniais do centro histórico. MAS POR QUE COLOCAMOS O FORTE NA NOSSA LISTA? Pelos canhões que você verá e PRINCIPALMENTE pela vista incrível da baía! Claro, é importante visitar num dia de sol!
Localizada no Centro Histórico, a casa de cultura é o mais importante centro cultural da cidade, que recebe, na maioria das vezes, exposições de artistas residentes em Paraty. No segundo andar da Casa da Cultura você pode ir até a varanda e ver de cima o casario colonial!
A visita é rápida (claro que depende da exposição, mas não demorará muito mais que 30 min) e o Centro está aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras, até às 22h! A recomendação é visitar o local à noite, já que Paraty possui lindas praias e cachoeiras que só podem ser visitadas durante o dia!
O Teatro Espaço está localizado no Centro Histórico de Paraty e é conhecido mundialmente pelo teatro de bonecos! Jornais importantes como o New York Times escreveram sobre o show! E vale muito a pena, as apresentações vão surpreender qualquer pessoa, de qualquer idade! A encenação acontece todas as quartas e sábados, às 21h! Recomendamos que você reserve com antecedência.
Certamente este é um passeio imperdível, e não é à toa o mais popular! A Baía da Costa Verde tem 365 ilhas (isso mesmo, uma para cada dia do ano). Os passeios costumam parar em quatro locais diferentes entre ilhas e praias isoladas, acessíveis apenas por barco. As praias têm águas cristalinas e a natureza é incrível!
Existem preços diferenciados (de $ 60.00 to $ 300.00) para passeios de barco. Tudo vai depender do conforto que você deseja, do luxo do barco e de quantas pessoas dividirão a viagem com você. Além disso, se você quiser se divertir e relaxar enquanto visita as ilhas, há barcos de caipirinha open bar durante todo o passeio. Não é difícil encontrar agências, basta caminhar pela avenida principal (Av Roberto Silveira) e você verá diversas delas. A maioria dos barcos sai por volta das 11h e retorna por volta das 16h.
Paraty também é muito conhecida por suas praias paradisíacas! Considero esse trecho entre Rio e São Paulo um dos mais lindos que já vi. As praias são maravilhosas e a natureza ao seu redor é deslumbrante. Não é à toa que muitos estrangeiros (principalmente europeus) vêm aqui para curtir uma praia em sua visita ao Brasil.
Minha praia preferida em Paraty é o Saco do Mamanguá.
O Saco do Mamanguá fica próximo à praia em Paraty Mirim. É como um braço de mar, cercado por montanhas e, no sopé dessas montanhas, estão localizadas diversas praias paradisíacas (também conhecidas como Fiordes Brasileiros). Toda vez que fui ao Saco do Mamanguá avistei tartarugas no caminho. Para chegar lá é necessário pegar um barco que sai da vila de Paraty Mirim (longas trilhas também são possíveis para aventureiros). No Saco do Mamanguá está localizado o Pico do Pão de Açúcar, que tem um dos pontos turísticos mais incríveis que já vi.
Outro lugar que você DEVE conhecer é a famosa Vila da Trindade! O caminho para chegar até aqui, no meio da serra, deixa qualquer um maravilhado! A vila possui três praias, uma acessível apenas por trilha ou barco e a famosa piscina natural do Cachadaço, também acessível apenas por trilha ou barco!
Para os mais aventureiros e amantes da natureza, a praia do Sono vai deixar você maravilhado. A praia (acessível apenas por barco ou trilha), possui uma natureza exuberante! Não se preocupe em levar guarda-chuva, pois as árvores na beira da praia farão uma sombra natural e você vai se divertir.
Se você tiver tempo e quiser ficar próximo ao Centro Histórico, recomendo que conheça a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara. O cais é repleto de quiosques onde você pode tomar uma água de coco e admirar a linda vista da baía. O banho aqui não é recomendado, as águas são consideradas sujas. Já Jabaquara, apesar da vista um pouco menos privilegiada, possui águas calmas e limpas, onde é possível alugar um stand-up ou caiaque ou simplesmente nadar na praia. Veja mais aqui sobre a Praia Jabaquara Paraty
Você pode conferir mais detalhes das maravilhosas praias de Paraty em nosso post Praias de Paraty: dicas e informações que você precisa saber
São inúmeras opções de trilhas que terminam em uma praia paradisíaca, piscinas naturais ou cachoeiras incríveis da cidade. Certamente é difícil escolher um, pois cada um tem seu ponto especial.
Se você quer uma trilha leve e gosta de ver peixinhos no fundo do mar, com certeza precisa fazer a trilha até a piscina natural do Cachadaço na Vila Trindade! Agora, se você curte praias isoladas, com pouquíssima gente e uma natureza exuberante e está disposto a encarar uma trilha de nível médio, sem dúvida vale a pena fazer a trilha até a Praia do Sono e seguir até Antigos e Antiguinhos.
Mas se você prefere misturar um pouco de história com cachoeiras e alambiques em uma pista de dificuldade média, vale a pena conhecer o caminho do ouro. Por fim, se você quer uma das vistas mais incríveis da sua vida, em uma baía cercada por montanhas e praias isoladas, é preciso caminhar até o pico do Pão de Açúcar (sim, Paraty também tem Pão de Açúcar), localizado no Saco do Mamanguá. .
No nosso post Trilhas de Paraty você encontrará mais detalhes de cada uma dessas trilhas!
Pela localização privilegiada, cercada por montanhas, rios e alguns acidentes geográficos, Paraty possui inúmeras cachoeiras! Mas já aviso para você se preparar: a água é super gelada, mas pelo menos lava a alma hahaha!! As duas cachoeiras mais famosas da cidade são a Pedra do Tobogã e o Poço do Tarzan.
Destaco o Tobogã, onde a principal atração é a água escorrendo sobre uma pedra lisa, formando um grande tobogã, no qual você pode deslizar até cair em uma piscina natural! É pura diversão! Passeios de jipe, muito procurados em Paraty, costumam visitar esse atrativo.
Além dessas duas famosas cachoeiras, outras de acesso um pouco mais difícil também se destacam na cidade como o Poço da Cajaíba, a Graúna e a Cachoeira do Chuveiro (em Trindade).
O que fazer em Paraty? Coma em um dos maravilhosos restaurantes do Centro Histórico!
Essa com certeza é a parte mais deliciosa do post! Hahahaha! Paraty também é conhecida como um hotspot gastronômico e é difícil selecionar apenas um ou dois restaurantes no centro histórico. Dá para passar um fim de semana inteiro na cidade só comendo… Hahaha!
Meu restaurante preferido em Paraty é o Banana da Terra! Com certeza um dos melhores peixes que já comi na vida estava lá. Mas esteja preparado, este é um dos restaurantes mais caros (se não o mais caro) da cidade! O valor por pessoa costuma passar de R$ 100,00. Então se você quer uma alternativa mais barata, mas ainda com pratos maravilhosos, o Vinicius de Morais é uma boa alternativa! Minha sugestão é o peixe com maracujá! Além de Vinicius de Morais, o Celeiro Armazém Tropical oferece pratos maravilhosos a R$ 30,00.
Quer comer uma deliciosa moqueca? O Arpoador tem a melhor moqueca da cidade! E que tal experimentar um pouco de comida tailandesa? Thai Brasil é um dos melhores restaurantes tailandeses do Brasil! Porém, se quiser experimentar o prato mais típico da cidade (peixe com banana) a recomendação é que você coma na Galeria do Engenho! O restaurante tem um ótimo custo-benefício!
Vegetariano? Vinicius de Morais também tem ótimas opções vegetarianas no cardápio.
Alguém além de mim ficou com fome depois de ler isso?
“Tempo chuvoso?” Dê uma olhada no nosso post sobre o que fazer em Paraty com chuva para curtir a cidade em dias nublados.