Tá viajando pro Rio de Janeiro e achando tudo muito caro? O legal do Rio é que essa é uma das cidades mais democráticas do mundo! Há muitas maneiras de economizar e muitos passeios baratos para se fazer! Leia o nosso texto até o final que te damos todos os detalhes!
1) Faça um Free Walking Tour
Não pense duas vezes antes de se juntar a um desse passeios! O modelo que nasceu na Europa e está se popularizando aqui no Brasil é ótimo para pegar dicas da cidade, inclusive de economia!
Nele uma pessoa apaixonada pela cidade mostra os principais pontos do Centro do Rio e conta a sua historia e curiosidades de uma maneira leve e descontraída. O melhor de tudo é o preço. Você paga quanto quiser ao final do passeio.
O Free Walking Tour do Rio de Janeiro está acontecendo em português, todos os sábados às 10h30min. Não é necessário reservar, basta aparecer no ponto de encontro – Largo da Carioca – saída C do metrô.
2) Visite o Parque Lage
O Rio realmente tem cenários privilegiados! O Parque Lage é localizado aos pés do Cristo Redentor e sua principal atração é um palacete estilo italiano, com uma piscina dentro onde todos tiram foto. Além do Palacete, o parque tem uma enorme área verde, um aquário nas pedras e uma caverna. O local é tão bonito que já foi escolhido por artistas como Snopp Dog para gravar seus videoclipes. A entrada é gratuita 🙂
3) Faça uma trilha
O Rio tem inúmeras possibilidades de trilhas, desde a mais fácil até a mais difícil. Como ponto em comum, todas elas levam a locais com uma vista incrível da cidade, e você não precisa pagar nada por isso. Se quiser escolher qual a melhor para você, dá uma olhada no nosso post com a seleção das melhores trilhas no Rio de Janeiro
4) Visite o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
A gente conhece o Rio de Janeiro por suas lindas praias, pelo cristo redentor e sua natureza exuberante! Mas a gente se esquece que aqui também é um dos principais centros do Brasil quando se fala de cultura! O CCBB já foi considerado um dos museus mais visitados do mundo, e não é a toa! Esse espaço já recebeu até exposições de Picasso! A entrada é gratuita e se prepare para se impressionar com o prédio 🙂
5) Alugue uma bicicleta do Itaú e dê uma volta da Orla
Uma ótima maneira de conhecer as praias da Zona Sul do Rio é pedalando pela Orla. E o Rio tem uma opção muito barata de aluguel de bicicleta: a bike do itaú. Por apenas R$20,00 você viaja quantas vezes quiser por 48h. São diversas estações para alugar a bicicleta pela Zona Sul. Saiba mais no site do Bike Itaú no Rio de Janeiro
6) Tome uma cerveja e assista o pôr do sol no Bar da Urca
Esse é com certeza um dos programas mais cariocas que você pode fazer durante sua viagem! O cenário é lindo e claro, é de graça – por isso os cariocas aproveitam! O bar da Urca é um boteco bem simples, virado de frente para a mureta – onde tem uma vista incrível para o pôr do sol!
7) Assistir o pôr do sol no Arpoador
Falando em pôr do sol, o mais famoso do Rio de Janeiro não pode ficar de fora da lista! O Arpoador é uma pedra localizada entre a praia de Copacabana e Ipanema, que tem uma vista para o morro dois irmãos! Dependendo da época do ano, o sol se põe no mar. É de tirar o fôlego de qualquer um
8) Visitar o Museu do Amanhã em uma terça-feira
O Museu do Amanhã faz uma volta ao passado para que possamos refletir sobre as consequências de ações que tomamos e os desafios que essas ações geram para o nosso futuro. O museu é todo tecnológico e interativo. O que poucas pessoas sabem é que o museu é gratuito às terças-feiras!
9) Visitar o Real Gabinete Português de Literatura
Uma das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo está localizada no Rio de Janeiro: o Real Gabinete português de Literatura. O prédio contém alguns dos mais importantes manuscritos da literatura portuguesa, como obras de Camões. A entrada é de graça, e o local está recebendo turistas durante a pandemia
10) Conhecer o Mural Etnias
O Mural Etnias foi construído pelo famoso artista Eduardo Kobra para os Jogos Olímpicos. É considerado o maior mural do mundo feito por uma só pessoa. São 5 indígenas, que representam os cinco continentes e também os anéis olímpicos. A parede inteira é cheia de cor e vida, com vários objetos geométricos inseridos nas figuras humanas.
11) Conhecer os Arcos da Lapa
Um dos cartões postais do Rio de Janeiro! Os Arcos da Lapa foram construídos há quase 300 anos para transportar água do Rio Carioca, em Santa Teresa, até o Largo da Carioca, onde existia uma fonte de água. Hoje os Arcos servem de trilho para o Bondinho de Santa Teresa, que passa por cima deles. O tamanho da construção impressiona qualquer um: são 42 arcos duplos e 17,2m de altura que compõem toda a estrutura.
12) Visitar o Parque das Ruínas
Essa é com certeza uma das vistas mais bonitas do Rio, e de graça! O Parque das Ruínas tem uma vista 365 graus do Rio de Janeiro de onde pode-se ver o Cristo, o Pão de Açúcar e o Centro da cidade! O local é a antiga mansão de uma aristocrata da cidade: Laurinda dos Santos Lobo e hoje está em ruínas, daí o nome do parque!
13) Ir a praia
O Rio é famoso por suas praias e com certeza essa atividade tem que ser incluída da lista de qualquer um que visita a cidade. O melhor? Além de delicioso, não se paga nada para ir a praia ahahahaha. O Rio de Janeiro tem inúmeras opções de praia desde a mais lotada até as isoladas. Para decidir em que praia você quer ir leia o post com a 5 melhores praias do rj capital
14) Lagoa Rodrigo de Freitas
Localizada próxima a Ipanema e ao Leblon, o local é ponto de prática de atividade física dos cariocas. A Lagoa Rodrigo de Freitas tem uma vista linda do Cristo Redentor, Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea. Uma boa maneira de explorar aqui é também utilizando as bicicletas do bike itaú.
15) Fazer uma visita Guiada na Biblioteca Nacional
Por último, mas não menos importante, um das 10 maiores bibliotecas do mundo, e a maior da América Latina de acordo com a UNESCO. O lindo prédio que abriga a Biblioteca Nacional foi construído pelo prefeito Pereira Passos, em uma época de modernização da cidade. O lugar oferece visitar guiadas a cada 1h – e elas são gratuitas!
P.S.: Devido a pandemia, a Biblioteca Nacional encontra-se fechada.