Veja o Centro Histórico de Paraty com uma perspectiva totalmente diferente e aproveite muito mais sua viagem! Conheça no nosso passeio a história e curiosidades da cidade, os fatos engraçados e desconhecidos pela maioria das pessoas e fique por dentro das melhores dicas do que fazer e onde comer no Free City Tour Paraty!
MAIS DE 10.000 TURISTAS JÁ JUNTARAM-SE AO FREE CITY TOUR PARATY!
Porque juntar-se a nós?
Preço: pague o quanto achar que o free city tour Paraty valeu! Sem mínimo nem máximo!
Qualidade: como não existe um valor mínimo ou máximo para o Free City tour Paraty, fazemos de tudo para que você SE ENCANTE pela cidade e tenha a MELHOR EXPERIÊNCIA! Não é a toa que ganhamos o certificado de excelência do maior site de viagens do mundo, o tripadvisor!
99% de aprovação: 94% dos turistas consideram o nosso passeio excelente e 5% bom!
Divertido e interativo, mas com informações profundas: trabalhamos e fazemos o passeio de um modo leve, descontraído, onde os turistas participam e aprendem informações interessantes sobre a história de Paraty e do Brasil
Dicas para aproveitar o máximo de sua estadia: além das melhores informações da cidade, nós iremos te dar dicas para que você aproveite muito a cidade!
Onde vamos?
IGREJAS DO CENTRO HISTÓRICO
Apesar da área pequena, o centro histórico de Paraty conta com quatro igrejas históricas! Isso porque na época da construção da cidade, elas eram divididas por classes sociais e gêneros! Ou seja, ricos e pobres, homens e mulheres frequentavam igrejas diferentes!
Igreja da Nossa Senhora dos Remédios: também conhecida como igreja da matriz, em frente a principal praça do Centro Histórico: Praça da Matriz, o nosso ponto de encontro. Essa é a maior e mais imponente igreja da cidade, já que foi frequentada pelos homens ricos e brancos da época! Por ser a igreja principal, deveria possuir duas torres que não foram finalizadas.
Igreja de Nossa Senhora das Dores: localizada em frente ao mar, com uma vista maravilhosa da baia, a igreja era frequentada pelas mulheres brancas da cidade. Como as mulheres eram consideradas menos importantes pela sociedade da época, a igreja não é tão grande e possui apena uma torre. Símbolos portugueses e arquitetura para defesa da cidade podem ser vistos em sua fachada.
Igreja do Rosário: essa pequena capela charmosa era frequentada apenas pelos escravizados, que apesar de possuírem sua própria religião de origem africana, eram obrigados a se tornar católicos quando chegavam ao Brasil. Por se tratar de uma pequena igreja e de pouca importância econômica para sociedade naquela época, não possui nenhuma torre!
Igreja de Santa Rita: principal cartão postal da cidade, também localizada em frente a baia, a igreja era frequentada por escravizados libertos e mulatos. Difícil imaginar que mulatos, negros e brancos frequentavam igrejas diferentes há apenas 200 anos em Paraty.
SEGREDOS E SÍMBOLOS DA CIDADE
Portas do Paço da Paixão: parecem apenas uma porta grande, mas na verdade são portas que pertencem a igreja, e só se abrem uma vez por ano, durante a semana santa! São 6 portas como essa espalhadas pelo centro histórico, que representam 6 dos 7 passos da paixão de Cristo. O sétimo fica dentro da própria igreja da matriz.
Casas com símbolos maçons: Paraty foi projetada por maçons e os símbolos dessa sociedade secreta estão em todos os cantos do Centro histórico. Vamos desvendar alguns deles e contar um pouco mais sobre essa sociedade secreta e sua influência na cidade.
A maré alta: Alguns chamam Paraty de a Veneza dos trópicos! Hahaha! Isso é porque quando a maré está alta a água invade a cidade e alaga todo o Centro Histórico! É com certeza um dos visuais mais lindos do centro histórico! Muitos acham que a entrada da maré foi acidental, mas na realidade ela foi planejada e proposital! No Paraty Free Walking Tour daremos detalhes da entrada da maré na cidade.
LOCAIS IMPORTANTES
Casa do Príncipe: O descendente dos nossos antigos imperadores, D Pedro I e D Pedro II, possui uma casa de verão em Paraty! A casa possui vários símbolos reais e eventualmente encontramos o príncipe durante o passeio! Pra quem não lembra, antes de virar uma república o Brasil foi um império e essa família real ainda existe!
Casa da Cultura: Centro cultural de Paraty construída em um grande sobrado, que preserva quase todo com seu estilo original, recebe exposições temporárias e organiza projetos sociais para o desenvolvimento da cidade com os seus moradores.
Casa do abacaxi: essa é, na nossa opinião, a casa mais bonita do centro histórico e acreditamos que vocês não vão descordar. Toda enfeitada de abacaxis e com muitos símbolos maçons, que exploramos durante o passeio!
O que os turistas falam do no nosso tour?
“Experiência Maravilhosa
Estive em Paraty no feriado de Corpus Chisti de 2018… Fiz o Free City tour Paraty passeio com o Juan na manhã de sexta-feira. Foi maravilhoso! Juan é muito simpático, nos passou o conhecimento da história de Paraty de uma forma divertida e envolvente! Foi minha primeira vez usando esse serviço e gostei muito! recomendo a todos que visitarem Paraty! É melhor fazer o passeio logo no primeiro dia pois sua relação com a cidade fica mais estreita e você passa a olhar tudo com outros olhos! Parabéns Juan José pelo Belíssimo trabalho!”
“Melhor city tour que já fiz em Paraty
Vou à Paraty há muito tempo e já fiz alguns tours pelo centro histórico e com certeza o walking tour comandado pelo Juan foi o melhor que já fiz. Apesar de ser mexicano, ele sabe muito, mas muito mesmo, sobre a história não só de Paraty, mas do Brasil. É um tour diferenciado! Você pode fazer às 10h30 ou 17h00 (novo horário).
Recomendamos muito e se puder, o faça no primeiro dia. Os próximos dias ganharão muito mais sentido entre as caminhadas pelo centro histórico. No centro histórico de Paraty você é obrigado a viver no presente. Não dá para mexer no celular e caminhar. Maravilhoso! Não se assuste com as duas horas, é uma delicia ouvir toda a historia e passa rápido! Se for fazer um walking tour, com certeza faça com Juan!!!! Gratidão pelo tour e pela paixão pelo nosso país =)”
“Melhor da nossa viagem a Paraty
Muito muito bom. Visita interessantíssima com direito a aula de capoeira no final! Recomendo a 100%. Foi sem dúvida o ponto alto do nosso tempo em Paraty.”
“Comece por aqui!
Esse foi o meu desejo, infelizmente fiz o tour no meu terceiro dia na cidade, o ideal seria fazer esse tour na primeira manhã em Paraty. As indicações nas cidades são realmente relevantes, do ponto de vista de conhecimento cultural, histórico e gastronômico, o guia é perfeito, conexão total entre o passado e o presente. Além de tudo, propõe uma troca silenciosa que aos poucos vai fazendo todos participarem. Fora isso, traz uma grande energia e guarda uma belíssima surpresa no final. Paraty? Comece por aqui, não vai se arrepender.”
Veja também os nossos passeios no Rio de Janeiro