Ponta Negra e arredores

Em Paraty, o que não faltam são motivos pra chamar sua atenção! Lá, temos umas das áreas mais bem preservadas da Mata Atlântica, e a união entre natureza e mar faz com que seja uma viagem inesquecível. Hoje falaremos sobre Ponta Negra e seus arredores.

Quando se planeja uma viagem à Paraty, os dois maiores passeios oferecidos pelas empresas de turismo são o Passeio de Barco e o Passeio de Jeep. São passeios de um dia inteiro com itinerário já definido, podendo ter almoço incluso ou não.

No nosso blog, tiramos a dúvidas de muitos turistas sobre o que fazer em Trindade e Paraty-Mirim. São outras ideias de passeios que podem ser feitas de carro ou transporte público – sem necessariamente contratar uma agência.

Toda a área de Ponta Negra, Praia do Sono, Trindade e Paraty-Mirim é protegida pela Área de Proteção Ambiental de Caiçuru, reconhecida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ministério de Turismo. Apesar da pouca documentação, o órgão tenta recuperar a história da região, preservando a comunidade tradicional e incentivando um turismo sustentável.

Lá no site deles, temos várias dicas de como se comportar nessa área protegida. Veja as regras e sugestões aqui!

Vila de Ponta Negra

Atualmente, moram cerca de 35 famílias na área de Ponta Negra. Trata-se de uma comunidade extremamente tradicional da área e antes da facilidade de acesso, só era possível chegar em Ponta Negra depois de uma viagem de 3 dias de Paraty.

Hoje, as famílias vivem do que produzem e principalmente do turismo. Existem residências que são alugadas durante o Verão e importantes feriados, aumentando a renda das famílias que vivem em Ponta Negra.

Como Chegar

Temos várias formas de acessar a Vila da Ponta Negra, que conta com uma das praias mais bem preservadas da região da Costa Verde. Pra quem estiver de transporte público não tem erro! Basta pegar o ônibus Vila Oratória (Via Condomínio Laranjeiras) na Rodoviária de Paraty e descer na parada do Condomínio. Na praia Laranjeiras, vários barcos oferecem o serviço de travessia. O valor gira em torno de 40 reais e pode ser feito em 10 minutos de viagem.

Pra quem estiver de carro, o destino é sentido São Paulo, pela BR-101 até a entrada da Estrada de Trindade sentido Praia do Sono. O trajeto é cerca de 27km.

A Praia de Ponta Negra é lindíssima e é um dos pontos inseridos na Reserva Ecológica do Juatinga.

Praia do Sono

Também saindo do Condomínio Laranjeiras, temos a opção de conhecer a Praia do Sono. É um dos lugares preferidos das pessoas que moram em Paraty e é um dos lugares mais lindos também!

Assim como Ponta Negra, a Praia do Sono pode ser acessada por barco ou por uma trilha. A trilha é de dificuldade média-difícil e dura cerca de 3 horas. Muitas pessoas gostam de acampar na Praia do Sono e lá temos algumas opções de camping.

Se você está hospedado em Paraty e deseja conhecer a Praia do Sono por trilha, fique tranquilo! Você pode conhecer a praia em um dia, porém chegue cedo pois a duração da trilha ( ida e volta) será o total de 6 horas!

A outra opção, como falamos, é a travessia por barco. Dura cerca de 10 minutos e talvez seja uma alternativa pra quem deseja curtir mais tempo na praia.

A Praia do Sono também começou como uma pequena comunidade e até pouco tempo atrás nem tinha energia elétrica! Depois da abertura da Rodovia Rio-Santos e especulação imobiliária na região, a Praia do Sono foi palco de muitas disputas e hoje, permanece um dos patrimônios naturais de Paraty.

A vida noturna da Praia do Sono está cada vez mais movimentada! Muito comum ter algumas festas ou luau na praia. Pra quem quer sossego, o indicado é se instalar nos últimos campings na praia.

Caso você queira saber sobre a Vida Noturna de Paraty, leia nosso post.

Partindo da Praia do Sono também é possível chegar até a Vila de Ponta Negra, o percurso todo dura cerca de 8km passando pelas Praias Antigos, Antiguinhos e Galhetas. Porém não é possível acampar em nenhuma das praias.

Trilhas-Paraty-Praia-Do-Sono

Cachoeira do Saco Bravo

Algumas agências oferecem o passeio a Cachoeira do Saco Bravo, um dos lugares mais incríveis da região. Trilha é nível Difícil e existem algumas regras pra visitação, por isso a indicação é de contratar um guia condutor e que o passeio se inicie na parte da manhã.

A trilha dura cerca de 4km e é um dos pontos mais remotos da Reserva da Juatinga.

Caso você tenha ficado curioso e quer saber mais como é o passeio até o Saco Bravo, veja o vídeo abaixo!

A natureza da região

Por todo o município de Paraty, encontramos diversas áreas de proteção ambiental, afim de preservar a fauna e a flora que são muito típicas da região.

A Costa Verde como é chamada a extensão do litoral do sul do Rio de Janeiro até o norte de São Paulo conta com cidades (Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba) que não só chamam a atenção pela beleza da sua natureza mas também pela cultura e pela história dos seus centros históricos.

É também comum termos mais afastados dos centros urbanos e turísticos as chamadas Vilas, como Vila de Trindade, Paraty-mirim, Ponta Negra, que conta com a presença ativa da comunidade tradicional dos caiçaras que vivem com a agricultura de subsistência e pesca.

Hoje em dia, temos até um turismo de experiência onde os caiçaras mostram o seu dia a dia e se integram mais com a atividade turística tão importante na região.

praias-em-paraty-ponta-negra

Ilha do Araújo: Uma dica pra quem quer conhecer um pouco desse turismo de experiência é visitar a Ilha do Araújo, próximo ao Cais do Turismo no Centro Histórico de Paraty. A Ilha agora conta com uma estrutura para receber turistas e a travessa da Praia Grande em Paraty até a Ilha é em torno de 15 minutos e vários barqueiros oferecem o serviço.

Além de conhecer a vila, a Ilha do Araújo é famosa pelo Festival do Camarão e o Festa de São Pedro e São Paulo que geralmente acontecem entre Junho e Julho. O Festival do Camarão marca o fim do defeso do camarão, quando a pesca é permita novamente. Durante todo o festival, diversos pratos típicos que misturam a culinária caiçara e o camarão são vendidos, são organizados vários shows e a vila fica bastante movimentada.

ilha-do-araujo-paraty

Se você quer saber mais sobre nossas dicas, não deixe de ler nosso blog!

Além disso, para descobrir as curiosidades e as histórias do centro histórico e região, não deixe de participar do nosso Paraty Free Walking Tour