Por que o Rio de Janeiro deixou de ser capital do Brasil?

Por que o Rio de Janeiro deixou de ser capital do Brasil? O Rio de Janeiro foi a segunda capital do Brasil. A cidade perdeu o seu posto em 1960 para a cidade planejada de Brasília. Leia o texto e descubra detalhes sobre essa transição e o porquê que ela aconteceu.

Tudo começa as vésperas da independência do Brasil. José Bonifácio, então político, percebeu que a capital do país estava em situação vulnerável. Naquela época ataques de corsários franceses eram comuns e, por encontrar-se no litoral o Rio de Janeiro era alvo fácil de um ataque. Assim José Bonifácio sugere que seja construída uma cidade no planalto central.

O plano sugerido por José Bonifácio foi deixado de lado inicialmente e, apenas no fim do século XIX, foi aderido quando o Brasil já era uma república. Tudo começou com um projeto de lei sobre a transferência da capital para o interior que foi aprovado no congresso em 1891.

No ano seguinte, em 1892, o congresso aprovou uma expedição para fazer o reconhecimento de um terreno no planalto Central e estabelecer seus limites. A expedição incluía  astrônomos, engenheiros, militares, médicos, botânicos e uma gama de outros cientistas.

Mas mesmo com a aprovação da lei e a demarcação do território os presidentes não demonstraram interesse em construir a nova capital. Ainda assim, o projeto de lei prevaleceu nas próximas constituições (1934 e 1946)

Só quando Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil que a ideia que mudou o destino do Brasil foi colocada em prática. Juscelino Kubitschek queria não apenas evitar ataques marítimos mas também povoar o centro do Brasil. Naquela época o Centro do país era completamente deserto.

50 anos em 5. Esse era o lema do Presidente Juscelino Kubitschek. Ou seja, o plano de seu governo era fazer o Brasil crescer 50 anos em 5. Para isso ele investiu na abertura de indústrias, construção de estradas e investimento em energia elétrica. E seu plano mais ambicioso era a construção de Brasília.

Em 1956 o governou lançou um concurso para escolher o melhor projeto para construção da nova capital do Brasil. O projeto vencedor foi o do urbanista carioca Lúcio Costa. Ele chamou para a construção dos prédios o famoso arquiteto Oscar Niemeyer

A construção dos prédios principais de Brasília durou 3 anos. A maioria dos trabalhadores vinham do Nordeste, mas também vinham de Goiás e de Minas Gerais. O trabalho era exaustivo e as condições eram super precárias

Foram inúmeros desafios para a construção da cidade. O aeroporto mais próximo, ficava na cidade de Anápolis, a mais de 100km de Brasília. A estrada que ligava as duas cidades era de chão, o que dificultava o transporte de material.

A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A cidade de Brasília foi projetada para ser símbolo da modernização e desenvolvimento de Juscelino Kubistchek. O presidente usou a obra como propaganda nacionalista e modernista, para exaltar o seu governo.

Quem mais sofreu com toda essa mudança foi o Rio de Janeiro, que perdeu seu posto de capital do Brasil para Brasília. Praticamente toda grande cidade do Brasil tem uma avenida com o nome Juscelino Kubitschek. Mas o mesmo não acontece no Rio de Janeiro. Não existe nenhuma rua e nenhum monumento ao então presidente do Brasil na cidade.

Algumas pessoas ainda dizem que o real motivo para capital ter se mudado para Brasilía não foi evitar uma invasão marítima ou desenvolver o centro do Brasil. Naquela época o Rio de Janeiro tinha uma das populações mais alfabetizadas do Brasil. O que o governo na realidade queria era se isolar da população alfabetizada e esquivar-se de protestos.

Leia o nosso artigo se você quiser entender porquê o Rio de Janeiro se tornou capital do Brasil. Agora se você quer saber mais sobre a história do Brasil junte-se ao nosso free walking tour rio de janeiro.