A MELHOR LOCALIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO – ZONA SUL
Se você está planejando viajar para o Rio de Janeiro não deixe de ler esse texto. Aqui explicamos sobre a Zona Sul da cidade, a melhor localização para os turistas! Nessa parte estão as praias mais conhecidas, famosos pontos turísticos e tem as melhores opções de hospedagem da cidade.
ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO
A famosa Zona Sul do Rio de Janeiro, é a região localizada ao sul do Maciço da Tijuca. Nesta área estão localizados alguns dos bairros mais famosos do estado.
São eles: São Conrado, Leblon, Jardim Botânico, Lagoa, Gávea, Ipanema, Copacabana, Leme, Botafogo, Humaitá, Urca, Flamengo, Catete, Laranjeiras, Cosme Velho e Glória. A Zona Sul é uma região bem urbanizada. Ainda possui zonas naturais como o Parque Nacional da Tijuca.
DETALHE
É na Zona Sul que estão os bairros mais famosos do Rio de Janeiro: Copacabana e Ipanema.
CURIOSIDADE
Você sabia que na zona sul estão situados os bairros com metro quadrado mais caro do país? Sim, são os bairros de Ipanema e o Leblon.
TURISMO NA ZONA SUL
A Zona Sul do Rio de Janeiro é a melhor região para o turismo. Aqui estão localizadas as melhores opções de hospedagem, restaurantes, centros comerciais, além da proximidade com os pontos turísticos e praias. Essa é considerada uma região segura.
Não sabe onde se hospedar?
Leia sobre os Bairros no Rio de Janeiro e escolha a melhor opção para você!
ALGUNS DOS PONTOS TURÍSTICOS
Nessa parte da cidade estão localizados a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Floresta da Tijuca e Parque Nacional da Tijuca, as Praias de Copacabana e Ipanema, o Jardim Botânico, Parque Lage, o complexo do Pão de Açúcar, o Aterro do Flamengo, a Enseada de Botafogo, a Marina da Glória e o Cristo Redentor.
COMO APROVEITAR AS NOITES NA ZONA SUL?
Veja aqui as melhores opções de bares nos bairros da Zona Sul:
Os melhores bares em Copacabana
Guia dos melhores bares em Ipanema
Guia dos melhores bares no Leblon
COMO FUNCIONA O TRANSPORTE NA ZONA SUL?
Nessa região da cidade, os usuários contam com muitas opções de transporte público. Ao todo são quatorze estações de metrô que ligam toda a zona sul da cidade. Duas linhas do metrô atendem todos os bairros:
LINHA 1
Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório;
LINHA 4
Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e São Conrado;
Além do metrô, há muitas opções de ônibus que atendem toda a zona sul da cidade. Saiba como funciona o Transporte Público no Rio de Janeiro
COM CARRO PRIVADO
Se você está circulando na cidade com carro particular algumas avenidas são principais na zona sul. A Avenida Atlântica passa por toda a orla de Copacabana. Já a Avenida Vieira Souto está no bairro de Ipanema. No bairro do Leblon está a Avenida Delfim Moreira e a Autoestrada Lagoa-Barra liga a Zona Sul à Zona Oeste do Rio.
Esta é uma parte muito importante para a cidade. Não deixe de conhecer a Zona Sul e aproveite o máximo possível.
DICA
Quer fazer um passeio muito legal passando pelos bairros mais conhecidos na cidade? Participe do nosso Walking Tour por Copacabana e Ipanema e divirta-se aprendendo mais sobre os detalhes dessa região.
OCUPAÇÃO DA ZONA SUL
Em relação a ocupação da zona sul do Rio de Janeiro, se deu de maneira bem tardia. Os primeiros bairros a serem ocupados pela população foram as áreas do Centro da cidade. Sendo os bairros da Glória, Lapa e Catete.
De maneira mais rural os bairros de Laranjeiras e Botafogo começaram a serem ocupadas por famílias possuidoras de grandes chácaras. As ocupações urbanas na região surgiram na metade do século XIX, com os loteamentos e aglomerados urbanos.
AINDA NA COLONIZAÇÃO
Os bairros do Jardim Botânico e Lagoa, foram ocupados por engenhos de cana, no período de início da colonização nessa parte do país. Esses negócios pertenciam aos primeiros governadores do Rio de Janeiro. A ocupação urbana nesses bairros ocorreu no século XX.
IMPORTANTE CONSTRUÇÃO
Foram construídos dois túneis que ligou o bairro de Botafogo (Avenida Lauro Sodré) à Copacabana (Avenida Princesa Isabel). As galerias foram feitas em períodos distintos.
PRIMEIRA PARTE
O túnel Engenheiro Coelho Cintra, foi iniciado em 1904. Recebeu esse nome em 1937, como homenagem ao responsável pela abertura do túnel. Sendo uma obra do engenheiro Viana da Silva e gestão do prefeito Francisco de Pereira Passos. O túnel foi entregue em março de 1906, como Túnel Carioca. É conhecido popularmente por Túnel do Leme. Este túnel foi alargado em 1941.
SEGUNDA PARTE
Já o túnel Engenheiro Marques Porto, é a segunda parte da galeria do túnel Engenheiro Coelho Cintra, foi iniciado em 1946 e entregue em 1949. Recebeu esse nome, em 1951, e é uma referência ao engenheiro João Gualberto Marques Porto que o projetou.
As duas galerias possuem 250 metros de comprimento e 16 metros de largura.
DETALHE
Essa parte da Zona Sul não era tão frequentada pela população do Rio. Após a construção dos túneis o acesso ao bairro de Copacabana foi facilitado e com isso, houve um grande fluxo de pessoas nessa região. Muitas construções começaram a preencher a paisagem de Copacabana.
Saiba mais sobre a história do bairro e da Praia de Copacabana
AS REGIÕES ADMINISTRATIVAS
São regiões administrativas da Zona Sul, o bairro de Botafogo, Copacabana, Lagoa e Rocinha. A administração da zona está sob comando de uma das sete subprefeituras que subadministra o município do Rio de Janeiro. De acordo como o senso de 2010, a Zona Sul do Rio tem uma população de mais de 630.000 pessoas.